1

Quais terminações de domínios adquirir para proteger o negócio

Registrar pode ser tão simples e em questões de minutos você é dono do seu próprio domínio e tem reservado o espaço para sua própria marca na internet. Mas à segunda vista, o negócio talvez não seja tão fácil assim, porque há inúmeras terminações de domínios internacionalmente dos quais concorrentes diretos ou involuntários podem se apropriar e dificultar a vida de um negócio.

Tendo a marca registrada nessa hora não ficam dúvidas de quem tem o direito de ficar com o domínio. Porém poucas pequenas empresas e pessoas físicas registram sua marca no INPI. A muito nem sequer ocorre na mente a necessidade e ficam despreocupados com a reserva de domínio “.com.br” em mãos. Mas essa falta de atenção pode custar caro daqui em diante, caso o site realmente venha a fazer sucesso.

Leia também:
– Participe do nosso sorteio. Leia!!
– Aprenda criar senhas impossíveis.
– Veja como recuperar arquivos excluídos do celular de graça.

Muitos usuários do registro.br não registram um domínio no Brasil quando a busca preliminar mostra que outras terminações como “net.br” ou “blog.br” já foram reservados por outros. Esse fato é bom, mas insuficientes já que existem ainda uma gama de domínios internacionais cujo peso pode ser igual ou até maior do que seus equivalentes brasileiros.

Principalmente, a terminação “.com”, sendo a mais utilizada e reconhecida internacional, é pré-requisito indispensável para qualquer site que pretende garantir o seu espaço. Apesar dos brasileiros serem muito adeptos ao “.br” no final das URL, a aceitação dos domínios “.com” não perde em nada haja visto o fato que é mais utilizado nos Estados Unidos e praticamente representa um selo de qualidade. Um dos sites mais visitados por internautas, o facebook.com usa muitas outras corporações e instituições conhecidas, utilizadas e confiáveis também.

quais terminações de domínios escolherAinda existem outras terminações que também possuem um certo peso e não podem ser negligenciados. Pensa-se principalmente “.net” que simboliza a conexão com a internet e geralmente provoca associações positivas nos internautas. Ao mesmo tempo ela é a primeira alternativa para quem não conseguiu o nome desejado com o grandioso “.com”. Tanto é que os próprios motores de buscas apreciam os domínios internacionalmente nessa sequência.

“Observando o comportamento de muitas empresas estrangeiras, nota-se que além de registrar e redirecionar o”. net” para seu site principal, as terminações “.org” e “info” também garantidos para evitar qualquer confusão e para impedir concorrências desleais. Para facilitar a vida dos futuros donos de sites, entidades como 1&1 fornecem ferramentas para analisar vários domínios ao mesmo tempo, descobrir eventuais registros já efetuados e possibilitar registros simultâneos em massa.

Além dessas terminações foram criadas outras para dar mais espaço aos internautas, como “.biz” ou “.tv”, que são mais adequadas para nichos de sites. Quem registra um simples site, não precisa se preocupar demais com ele já que a aceitação não é tão ampla e os riscos são menores. Caso tenha um bom orçamento e ambições muito altas, pode se incluir esses domínios também na cesta de compras.

Fonte: SejaLivre.org

Compartilhar:

Felipe

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *