0

OpenCellular do Facebook promete internet 4G para locais remotos do mundo

O Facebook já revelou em várias situações que está sempre em busca de uma melhor conexão de internet em países subdesenvolvidos. Assim sendo, a companhia anunciou nesta quinta-feira (7) o OpenCellular do Facebook, é um projeto que pretende disponibilizar o acesso à web a lugares em que a manutenção de antenas é muito alta.

De acordo com o Facebook, no final de 2015, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo ainda não estavam conectadas e ainda 10% da população estava concentrada em áreas fora de cobertura de conexão de celular. Com o OpenCellular a realidade deverá mudar.

Veja também:
– Participe do nosso Sorteio agora mesmo!
– Aprenda criar senhas difíceis e memorizá-las.
– Veja como recuperar arquivos excluídos do celular de graça.

opencellular do facebook - caixa

Qual a ideia do OpenCellular do Facebook?

A ideia é que qualquer organização ou pessoa possa usar a tecnologia. Ou seja, empresas de telecomunicações poderiam usar a OpenCellular para conectar seus clientes, assim como pesquisadores independentes poderiam usar em seus trabalhos.

À primeira vista, a OpenCellular poderia ser explorada a partir de diversos vieses. Na prática, será preciso tempo para ver em qual direção a tecnologia será melhor aproveitada.

opencellular do facebook conectores

Como funciona?

Ela pode ser conectada a postes ou outras estruturas para fornecer conexão à internet. A tecnologia presente na caixa permite que ela sirva para conexão com velocidades mais lentas, como uma rede 2G, até uma opção mais sofisticada e com maior velocidade, como um LTE (4G).

Ao não cobrar pelo uso da tecnologia, o Facebook dá aos desenvolvedores, empresas e outras companhias a possibilidade de fornecer acesso à internet com menos custos. O design da caixa, por exemplo, será aberto e usado por qualquer um futuramente. Toda a parte de software necessária para o funcionamento também é disponibilizada de graça.

Ainda não há uma data para que o OpenCellular comece a ser testado de fato. O Facebook disse ainda que irá pedir ideias para a sua comunidade. Assim, caso você queira ser uma colaborador, a companhia disponibilizou o email opencellular@fb.com.

O Google é outra empresa que busca levar internet para locais remotos, através de seu Projeto Lonn, que utiliza balões. Ele é capaz de transmitir internet 4G para uma área de até 20Km abaixo do balão.

Fontes: Exame e Oficina da Net.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post
Author Rating
51star1star1star1star1star

Compartilhar:

Felipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *