0

Como recuperar arquivos excluídos do celular de graça.

Apagar um arquivo sem querer é algo que acontece com todo mundo. Mais cedo ou mais tarde, você vai acabar apertando erroneamente aquele botão “Delete” e eliminando um arquivo importante. Ai você se pergunta: como recuperar arquivos excluídos do celular? No Windows, na maioria das vezes, você pode recuperá-los com uma visita à Lixeira e fazendo a restauração do item em questão, mas as coisas são mais complexas no Android.

O sistema operacional da Google para dispositivos móveis não possui um local onde os arquivos apagados são armazenados para uma eventual reciclagem. Mas não é preciso se desesperar: existem alguns aplicativos e programas específicos (e gratuitos) que funcionam como recuperador de arquivos que você pode recorrer caso acabe deletando aquela imagem que você não queria apagar.

Pensando neste problema, decidimos mostrar detalhadamente duas soluções. Vamos mostrar, passo a passo, um aplicativo e um software, onde encontrá-los, como instalá-los e principalmente como usá-los.

Mas antes, vamos entender como funciona os dispositivos de armazenamentos, como o HD, pendrive ou celular.

Imagem de um Pendrive com arquivos gravados

A parte verde do pendrive acima mostra os arquivos gravados.

Imagem de um pendrive com arquivos deletados

No pendrive acima, a parte vermelha mostra os arquivos que acabei de apagar, eles não são mais visíveis, mas continuam lá. Se passar algum programa de recuperação de arquivos agora, vou conseguir recuperar tudo.

Imagem de um pendrive com arquivos apagados e gravados

Se você não fez a recuperação, e continuou gravando mais dados, os dados novos serão gravados no espaço que estava disponível, até que o espaço disponível fique cheio, aí então os dados novos vão sobrepor os arquivos que foram apagados. Veja na imagem abaixo.

Imagem de um pendrive com imagens excluídas, gravadas e sobrepostas.

Neste momento, se eu passar um programa de recuperação, não será possível recuperar os arquivos que foram sobrepostos, ou seja, vou recuperar apenas alguns dos arquivos excluídos.

Agora que você já entendeu o funcionamento dos dispositivos de armazenamento, vamos ao que interessa.

Como recuperar arquivos excluídos do celular?

Alguns aplicativos permitem realizar essa recuperação diretamente a partir do seu dispositivo Android, mas muitas vezes com o pré-requisito de ter o Smartphone rooteado. Mas nem sempre os aplicativos instalados no próprio dispositivo móvel são o suficiente para reciclar arquivos apagados. Por este motivo vamos sugerir um aplicativo para instalar diretamente no celular e um software para desktops Windows que verificam a memória de seu Smartphone conectado no computador através de um cabo USB.

Como recuperar arquivos excluídos do celular via aplicativos.

O Dumpster é um aplicativo muito bem avaliado para a recuperação de arquivos, ele recupera uma gama de extensões enorme, segundo a descrição do próprio aplicativo: “pdf, zip, mp3, mp4, ppt, doc, avi, mpg, jpg, rar e todos os tipos de ficheiros comuns”. E o melhor de tudo é que ele não precisa de root.

Mas se você acabou de excluir algum arquivo e pretende instalar o Dumpster para fazer a recuperação, não dará certo. Pois não é desta maneira que o Dumpster funciona. O aplicativo só é capaz de recuperar arquivos excluídos do celular depois que ele já foi instalado.

Mas Como instalar o Dumpster?

Passo 1. Vá até a Play Store pelo seu celular e no campo de busca escreva “Dumpster”, escolha a opção (como na imagem abaixo) e aperte em instalar.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - Dumpster-01

A partir de agora, seu dispositivo está protegido, caso delete algum arquivo sem querer. Se isso acontecer, abra o aplicativo para visualizar tudo o que foi excluído. Na imagem abaixo, por exemplo, há 4 imagens que foram deletadas.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - Dumpster-02

Passo 2. Pressionando a opção das imagens deletadas, irá abrir outra tela onde você pode escolher quais imagens você irá querer recuperar, deletar de vez ou até mesmo compartilhar.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - Dumpster-03

É um aplicativo bem simples e funciona muito bem. Mas e se você excluiu algum arquivo antes de ter o Dumpster instalado e agora quer recuperá-lo? O que fazer?

Outra forma de recuperar arquivos excluídos do celular, ou de outros dispositivos de armazenamento são os softwares de computador.

Veja também: Aprenda baixar a versão do WhatsApp para computadores.

Como recuperar arquivos excluídos do celular via computador.

O Recuva é um dos melhores programas para recuperar arquivos que foram deletados acidentalmente. Ele faz uma varredura em busca de vestígios de dados que possam ser restaurados e utilizados novamente.

Onde encontrar o Recuva?

Passo 1. Entre no site da Piriform clicando aquiRole a página até encontrar o botão para baixar o software gratuitamente, como na imagem a seguir.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 01

Passo 2. Escolha a opção “Free Download”. Na próxima tela escolha para baixar pela piriform.com. Como circulado na imagem abaixo.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 02

Passo 3. Aguarde o programa ser baixado. Feito isso, clique no ícone do programa para começar a instalação. Comece trocando o idioma do software para português brasileiro e clique em “Next”.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 03

Passo 4. Na próxima janela basta clicar em “Próximo”.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 04

Passo 5. Escolha para não instalar o CCleaner selecionando a opção “No thanks, I don’t need CCleaner”, e clique em “Próximo”.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 05

Passo 6. Clique em “Terminar” para encerrar a instalação.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 07

Passo 7. A próxima tela é o assistente do Recuva, que ajuda no processo de recuperação dos arquivos. Clique em “Avançar”.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 07

Passo 8. Agora você irá escolher qual o tipo de arquivo quer recuperar. Imagens, Música, Documentos, Vídeo, Compactado, Emails ou ainda a opção “All Files” que ira recuperar todos os tipos de arquivos. Selecione a opção desejada e clique em avançar.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 08

Passo 9. Agora o programa pergunta qual o local que será feita a varredura. Selecione a opção “Em um local específico” e escolha o seu celular, pendrive ou outro dispositivo de armazenamento e clique em “Avançar”.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 09

Passo 10. Agora que você já escolheu o dispositivo a ser recuperado, maque a opção “Ativar verificação profunda” e clique em “Iniciar” para que o Recuva comece a procurar pelos arquivos. Este processo pode demorar um pouco.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 10

Passo 11. Depois de finalizado o processo de procura de arquivos, o programa mostrará todos os arquivos encontrados. Mas vale ressaltar que, nem todos os arquivos encontrados poderão ser recuperados. Nesta tela você poderá selecionar quais arquivos quer recuperar ou selecionar todos. Para isso basta selecionar o quadradinho localizado ao lado de “Nome do arquivo” e clicar em “Recuperar”

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 11

Passo 12. Outra tela irá abrir e nela você escolherá o local onde os arquivos recuperados irão ser gravados. Pode ser em uma pasta já existente ou em uma nova pasta, que é o mais recomendado.

Como recuperar arquivos excluídos do celular - 12

Passo 13. Agora, basta abrir a pasta em que salvou os arquivos para verificar o que foi recuperado. Muitos arquivos vem com nomes ou extensões que não fazem sentido. Isso ocorre pois estes arquivos já foram corrompidos e não puderam ser recuperados. Sendo assim esses arquivos podem ser deletados sem problemas.

Se você chegou até aqui, parabéns. Você tem direito a um presente. Uma lista com 70 dicas para você se tornar um EXPERT em buscas no Google.

O que você achou desses métodos? Conhece outra forma de recuperar arquivos excluídos do celular? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe esta publicação nas suas redes sociais. Obrigado e boa recuperação.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post
Author Rating
51star1star1star1star1star

Compartilhar:

Felipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *